Notícias

4

29/11/2022

ALUNOS DO POLO DE MÚSICA PARTICIPAM DE ATIVIDADES COM A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA

No último final de semana, os alunos do Polo de Música Ricardo Eugênio Boechat foram convidados pela Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) para uma série de atividades. O encontro faz parte do projeto da OSB "Conexões Musicais", que une escolas a fim de proporcionar para os alunos, passeios e experiências que despertem o interesse em se desenvolverem na música.

Os alunos da Fundec, tiveram contato direto com a cultura musical por dois dias, de forma gratuita.

Na sexta-feira (25) os alunos do curso de piano e teclado do polo, acompanhados do professor de teclado, Michael Anastácio, participaram de uma masterclass com o pianista francês, Clément Lefebvre. Através da aula, os alunos puderam tocar e aprender novas técnicas que auxiliam na melhoria, sendo assistidos e ouvidos pelo próprio pianista.

Além disso, 26 alunos tiveram a oportunidade de conhecer obras de compositores franceses, como: Debussy, Dukes e Rachmaninoff acompanhados pelo professor de saxofone, Ilson Alves. Eles assistiram o concerto da OSB realizado no domingo (27) na sala Cecília Meireles, sob a regência do maestro Miguel Campos Neto, com a participação do pianista francês Clément Lefebvre.

Na parte da tarde, os alunos fizeram uma visita guiada para conhecerem a exposição “Atos de revolta: outros imaginários sobre Independência”, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM). A visita foi repleta de cultura, onde artistas brasileiros de gerações e geografias diversas, fizeram obras focadas em uma série de atos que aconteceram antes da independência ou que ocorreram nas décadas subsequentes, mostrando o lado da história conhecido por poucos.

O coordenador pedagógico dos cursos de Música da Fundec, destacou a importância de unir parcerias que auxiliam na inserção da cultura musical.

“A Fundec se uniu com a Orquestra Sinfônica Brasileira em um único propósito, e estamos conseguindo realizar ele com êxito, nossos alunos estão se apaixonando cada vez mais pelo universo da música, e conhecendo novos espaços. Parcerias como essas, auxiliam na hora de capacitar os alunos, pois conseguimos dar aula em campo, promovendo prática profissional e conhecimento coletivo.” Concluiu, Rafael Oliveira.