03/11/2022

ALUNOS DO CURSO DE AUXILIAR DE VETERINÁRIA DA FUNDEC PARTICIPAM DA UNIDADE MÓVEL DE ESTERILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Na manhã desta quinta-feira (3), a Fundec iniciou as atividades na Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde (UMEES) na Unidade do Pilar.

O prefeito, Wilson Miguel esteve presente, acompanhado pelo secretário de ciência e tecnologia, Eduardo Moreira, a diretora de educação, Alcinéia Oliveira e o assessor de relações internacionais e convênios da prefeitura, Antônio Carlos. A equipe foi composta por alunas do curso de auxiliar de veterinária da unidade do Pilar, com o médico veterinário, Fabio da Silva.

Destinada para castração gratuita de cães e gatos, a unidade móvel chega em Duque de Caxias para atender a população, possibilitando diminuição de doenças entre os animais, além de outras vantagens. Até às 17h será possível fazer o agendamento para cirurgia, basta comparecer na unidade com os documentos de identificação.

A UMEES também auxilia na educação, sendo ela o principal campo de estágio para os alunos do curso de auxiliar de veterinária da Fundec. Os alunos conseguem colocar em prática todo o aprendizado recebido em sala de aula, acompanhado por um médico, visando adquirir experiência na profissão.

Wilson Miguel falou um pouco sobre a iniciativa.

“Isso aqui é resultado de muito trabalho para transformar Duque de Caxias em um município que oferece educação e saúde de qualidade. Foram realizados mais de 100 agendamentos na parte da manhã, e esperamos alcançar todos os distritos, para que a população seja atendida da melhor maneira possível.” Concluiu o prefeito.

Eduardo Moreira falou sobre a importância de inserir os alunos nesse projeto.

“Os alunos estão tendo a oportunidade de estudar colocando a mão na massa e transformando vidas, esse é o objetivo da Fundec. Todos os dias pensamos em como podemos unir políticas públicas para promover uma educação excepcional e preparar os alunos para o mercado de trabalho, e hoje é uma alegria poder proporcionar essa experiência para eles.” Concluiu o secretário de ciência e tecnologia.